Notícias

Latest Industry News

Triumph TR6

O TR6 não definiu o conceito de roadster britânico, mas ajudou certamente a consolidá-lo.


O Triumph TR6 não definiu o conceito de roadster britânico, mas ajudou certamente a consolidá-lo.

Um dos clichés mais errados do Mundo Automóvel é de que o descapotável é um carro de Verão. Sim, numa noite de Verão é agradável passear ou curtir de roadster, mas de dia, com o sol a derreter a pele e o calor a fundir as costas com a pele dos bancos é uma experiência muito pouco agradável.

Os ingleses ensinaram-nos desde cedo que um descapotável é para usar em qualquer dia do ano, desde que não chova! Em Portugal, com a chegada dos dias frios mas soalheiros, o Outono é uma das melhores alturas para desfrutar de cabelos ao vento.

E este Triumph TR6 é o companheiro ideal. O TR6 não definiu o conceito de roadster britânico, mas ajudou certamente a consolidá-lo.

Nascida no pós-guerra dos anos 50, a gama TR da Triumph era, a personificação do desejo de viver. Uma verdadeira antítese da destruição, depressão e monocromatismo da década de 40. Era excitação, velocidade, cor – prazer de viver! Uma receita simples que funciona até aos nossos dias – dois lugares, tracção traseira, capota recolhida, motor envolvente e apetite pelas estradas de campo. 

E, com quase 100 mil unidades vendidas, o Triumph TR6, é um dos best-sellers da marca britânica. A Justificação é simples, um design ‘sexy’, com os flancos musculados ao nível da cintura, pneus largos e um capot longo que deixava antever a presença de um coração grande e robusto. 

E, se esse ‘coração’ não tinha a nobreza de outros roadsters mais caros, era efectivamente um detentor de bastante vigor e carácter. Com seis cilindros em linha e 2500cc de cilindrada, este bloco é, ainda hoje, senhor de uma curva de binário extraordinária e, sobretudo, de uma sonoridade que consegue rivalizar com propostas bem mais caras. 

A experiência de condução é francamente agradável para um veículo de 50 anos, com um binómio conforto/prazer surpreendente, isto apesar de não haver espaço a grandes luxos!

Este Triumph TR6, agora disponível, iniciou a sua vida na Califórnia em 1971. Regressado à Europa foi alvo de inúmeras intervenções estéticas e mecânicas e traz consigo um extenso dossier de manutenções e facturas que cobre 5 décadas de uso!

Se for como nós, vai adorar ouvi-lo a subir de rotação, trocar de terceira para quarta, colocar o braço de fora e saborer a mistura de cheiros enquanto o vento frio refresca a nuca e o sol baixo de outono acaricia as bochechas. Para os friorentos temos outras opções…

Texto e Fotografia: Gonçalo Bispo

×